O ato de negociar ações são constituídos de dois momentos, comprar e vender, a princípio vamos compreender como e porque fazer isso.
Simplificando, a parte prática de como negociar envolve uma plataforma chamada Home Broker.
À primeira vista, o Home Broker parece supercomplexo, e, de fato é, mas não precisamos saber tudo que ele oferece.
Para comprar e vender ações, no Home Broker, precisamos saber só o básico sobre ele. Dessa maneira, antes de você saber como comprar uma ação, você precisa saber o que é uma ação.
Logo, escrevi um artigo sobre isso, segue o link “Como funciona a bolsa de valores?”, o artigo sugerido complementa esse.
Nesse contexto, se você tem dúvidas do que é uma ação, não sabe o que é balanço patrimonial e nem o papel da contabilidade na bolsa de valores.
Sugiro que você leia o outro artigo, depois volte para esse. Porém, se você já sabe sobre esses conceitos, pode continuar lendo, esse artigo é para você.
Por que comprar ações de empresas?
Uma pessoa que busca comprar ações geralmente está procurando aumentar o seu patrimônio. Nessa lógica, tal pessoa não está errada.
Porque ações de empresas serve para isso também, as empresas podem crescer com o passar do tempo, se forem bem administradas.
Logo, os sócios (donos) da empresa participam desse crescimento, se continuarem sócios no processo de crescimento, um ótimo exemplo, é o bilionário Elon Musk.
Elon, se tornou o homem mais rico do mundo em janeiro de 2021, ultrapassando o dono da Amazon, Jeff Bezos.
Mas como Elon fez isso? Elon Musk é CEO, e detentor de 15 % das ações da maior montadora de carros elétricos do mundo, Tesla.
Entretanto, não foi o salário de CEO que tornou Musk o homem mais rico do mundo, e, sim, sua participação acionaria na Tesla.
Entre janeiro de 2018 e julho de 2022, a Tesla teve uma valorização absurda de 1730%. Dessa maneira, o patrimônio de Elon Musk cresceu praticamente na mesma proporção.
Só para você ter uma ideia, 1730 %, é equivalente a 432 % ao ano nos últimos 4 anos, 20 % ao ano já é uma ótima rentabilidade, imagina 432% ao ano.
A boa notícia dessa valorização absurda e fora do comum, é que qualquer pessoa com mais de 50 reais, pode comprar as ações da Tesla no Home Broker.
O que é Home Broker?
É possível negocia as ações da Tesla pelo Home Broker de uma corretora de valores mobiliários.
O que as corretoras não te contam
As corretoras são instituições financeiras autorizadas e fiscalizadas pelo governo a distribuir produtos financeiros. Como, ações de empresas, fundo de investimentos e títulos de dívida.
Sendo assim, caso você queira comprar e vender esses ativos financeiros, é obrigatório ter conta aberta em uma corretora.
Dentro dos sites e aplicativos das corretoras, você pode acessar gratuitamente uma plataforma chamada de Home Broker (imagem abaixo).
Essa plataforma é o que conecta você a bolsa de valores. É por ela que você poderá comprar e vender ações de diversas empresas listadas em bolsas de valores, incluindo a Tesla.
Como usar o Home Broker?
No Home Broker (HB), temos diversas tabelas, apenas usando 4, já é possível negociar ações.
Na tabela de Grade de cotações, temos os preços das ações das empresas em tempo real, como pode verificar na imagem acima.
A Tesla é a primeira ação, e seu código na bolsa de valores do Brasil é TSLA34, seu preço está em 150,70 reais 1 BDR.
Esse código chama ticker, e existe um padrão nesses tickers, códigos com finais 3,4 e 11 são de ações brasileiras.
Tickers com final 3, como por exemplo KLBN3, representam ações ordinárias que te dão direito a voto.
Por outro lado, tickers com final 4, representam ações preferencias, que não te dão direito a voto, mas pagam mais dividendos que ações ordinárias.
Os códigos com final 11 são units, e podem representar ações ordinárias e preferenciais, ou fundos de investimentos imobiliários.
Além disso, na bolsa brasileira, também temos os tickers com final, 32,33,34, 35 e 39 que representam BDR´s de empresas estrangeiros.
Brazilian Depositary Receipts (BDR) são recibos que representam ações de empresas estrangeiras.
Por isso o ticker da Tesla tem 34 no final. A grade de cotações pode ser editada, você pode colocar as ações que quiser.
A tabela onde você pode comprar e vender um ticker (ação) é a Boleta. É nela que você dá o preço e quantidade que quer comprar ou vender de determinada ação.
Logo, sempre que você comprar ou vender uma ação pela Boleto, poderá saber se a compra foi executada pela Lista de Ordens que está ao lado da Boleta na imagem abaixo.
Porém, para saber o preço que você vai dar na Boleta, você precisa olhar o livro de ofertas que está abaixo da Lista de Ordens na imagem acima.
O papel do Home Broker na valorização da ação
O livro de Oferta mostra em tempo real os compradores e vendedores de determinada ação, na imagem acima o Livro de Oferta está mostrando as negociações das ações da Tesla.
Na prática, são as corretoras, como XP, Clear, Inter e Modal que compram as ações. Mas a ordem é dada por você pela (1) Boleta.
Após visualizar o preço praticado pelos negociadores no (2) Livro de Ofertas, depois de clicar em comprar ou vender na Boleto.
Essa negociação aparecerá na (3) Lista de Ordens. Dessa forma, junto a (4) Grade de cotações essas são as 4 ferramentas essenciais para operar um Home Broker.
Por conseguinte, algo legal de destacar é que é na lista de ordens que podemos compreender mais profundamente a valorização de uma ação.
Porque quanto maior a pressão de ordens de compra na Lista de Ordens, mais as corretoras que estão no lado da venda aumentam o preço.
Logo, as corretoras que estão comprando em um volume grande, acabam pagando mais e mais caro.
Nessa lógica, algumas ações, como por exemplo a Tesla, acabam tendo uma pressão compradora grande por semanas, meses e até anos.
Com isso, essa pressão compradora acaba valorizando o ticker (ação), mais e mais. Portanto, a pergunta a se fazer é.
“Como saber qual ação terá uma pressão de envio de ordens compradora grande e duradoura?
Por que uma ação se valorização?
Até o momento, comentei mais da parte prática do Home Broker de negociar ações. Logo, você lembra que existe uma outra parte?
Essa parte envolver compreender, o porquê você está comprando determinada ação.
Essa parte envolve compreender por que, uma determinada ação tem uma pressão compradora grande e duradoura no Home Broker.
A Tesla, é o melhor exemplo para explicar o porquê as ações se valorizam tanto e podem deixar diversas pessoas milionárias no processo.
A montadora de carros teve uma grande pressão compradora durantes anos, porque os investidores estavam com expectativas positivos em cima da empresa.
O papel das expectativas também é comentado no outro artigo, “Como funciona a bolsa de valores?”.
Desse jeito, as expectativas POSITIVAS fazem com que os investidores comprem cada vez mais ações, quanto maior a expectativa em relação a empresa, mais eles compram.
No outro artigo, destaque que os fatores que influenciam as expectativas são os fatores macroeconômicos.
Mas, além deles, também precisamos considerar os fatores intrínsecos a própria empresa.
Como, (1) lucratividade, (2) gestão, (3) endividamento, (4) volume de vendas do produto ou serviço, (5) concorrência, (6) riscos.
E, por última mais não menos importante, a (7) história da empresa ou também pode ser chamada de narrativa, as pessoas amam uma boa história.
Esses 7 fatores são os mais vistos pelos investidores, uma ação que valoriza muito geralmente é ótima em alguns desses fatores.
Mauro, qual é o mais importante? Se você for um investidor com pensamento de longo prazo, todos são importantes.
Portanto, as variáveis macroeconômicas, como juros, inflação, crescimento etc., junto desses 7 fatores, podem impactar as expectativas dos investidores, acarretando compra e vendas de ações no Home Broker.
Por onde começar?
Nesse cenário, há diversos motivos que levam um investidor a comprar e vender uma ação.
Infelizmente, algumas pessoas só precisam escuta algo do vizinho e já saem correndo para comprar as ações, achando que ela vai continuar se valorizando.
Não faça isso! Mas, estudar uma empresa exige paciência e um conhecimento avançado em contabilidade, economia e negócios.
Nessa lógica, poucas pessoas sabem fazer isso, e, aprender isso do zero leva anos, entretanto, não é viável você ficar estudando anos para depois investir da forma adequada.
As instituições financeiras sabem disso, por isso existem produtos de investimentos para iniciantes em ações.
Produtos que você precisa saber pouco sobre contabilidade, economia e negócios para saber escolher o melhor investimento para você.
Esses produtos são os fundos de investimentos, já escreve um pouco sobre eles no artigo “O melhor fundo de investimento”
Outra forma de investir em ações tendo pouco conhecimento é através das casas de análise, também tem um artigo sobre esse assunto – “O que é uma casa de análise de investimentos?”.
Por fim, ressalto que o ideal seria cuidarmos do nosso próprio dinheiro, e não terceirizar para um fundo de investimentos ou para uma casa de analise.
Entretanto, ninguém pode ser especialista em tudo, até hoje, não conheço ninguém que é seu próprio médico e mecânico ao mesmo tempo.
Infelizmente, precisamos terceirizar algumas coisas na vida, e, talvez, no seu caso, seria melhor terceirizar as decisões de investimentos. Por isso, destaco os fundos de investimentos.
Se não for seu caso, mergulhe nesse site e em diversos conteúdos sobre investimentos, com certeza é possível ter bons resultados de forma independente.
E, depois de tudo isso, se você ainda continuar com dúvidas sobre como começar a investir, pode me chamar no Instagram ou comentar no espaço abaixo.