A verdade sobre a poupança

You are currently viewing A verdade sobre a poupança
Imagem: Unsplash

Poupança é a aplicação financeira mais conhecida do brasileiro, entretanto, não é o lugar ideal para guarda suas economias.

Mas, mesmo assim, grande parte da população do Brasil aplica suas economias nela.

O banco central já divulgou informações que a quantidade de brasileiros aplicando na poupança chegou a 157 milhões de pessoas de 2018.

Isso seria por volta de 80 % da população. Mesmo esses dados, sendo desatualizados, acredito que atualmente eles não sejam tão distintos.

Já que o saldo da poupança aumentou desde aquele ano, conforme o gráfico abaixo demonstra, chegando à casa de 1 trilhão de reais.

saldo_da_poupança_consciencia_de_investidor
Fonte: Banco Central | Imagem : Consciência de Investidor

Logo, comparando com outras aplicações mais rentáveis, como Tesouro Direto que chegou ao volume de 76 Bilhões de reais em 2021.

A poupança supera o Tesouro com 14 vezes mais volume em dinheiro, mesmo sendo menos rentável.

Nesse artigo, não vou só explicar o motivo do porquê a poupança não é ideal, vou provar para você que não é.

Além disso, apresentarei alternativas mais seguras e mais rentáveis que a própria poupança, antes de falar a verdade sobre ela, vamos compreender como funciona a aplicação financeira.

A análise que vou fazer da poupança é baseada nos três conceitos fundamentais dos investimentos, liquidez, rentabilidade e risco.

Comento mais sobre eles no artigo, “Como analisar qualquer investimento”, esses conceitos seriam válidos para analisar qualquer outro investimento.

Como funciona a poupança

Assim sendo, começando pelo mais fácil, a liquidez. O conceito de liquidez pode ser associado a conversibilidade em dinheiro.

Nessa lógica, quanto mais rápido um investimento é conversível em dinheiro, mais líquido ele é, nesse aspecto, a poupança é a aplicação financeira mais liquida do Brasil.

Ou seja, caso você aplique seu dinheiro nela, poderia resgatá-lo no mesmo instante. Esse seria o único quesito que ela tiraria 10 e ganharia de todos os investimentos, e provavelmente é por isso que gostam tanto dela.

Na sequência, temos o risco, um dos riscos envolvendo a poupança, é que o banco pode quebrar, as pessoas acham isso improvável.

Porque não conseguem lembrar do último banco que faliu. Mas a história de alguns bancos que faliram, nos EUA temos a maior falência da história do país com o banco Lehman Brothers.

No Brasil, um caso conhecido seria o banco Panamericano (atual banco Pan). E legal trazer esse exemplo, porque o Banco Pan só não faliu por causo do FGC.

E, a poupança tem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). O Fundo Garantidor de Créditos constitui-se em uma associação civil sem fins lucrativos.

Essa associação é um mecanismo de proteção aos correntistas e garante a devolução do dinheiro até o valor de 250 mil reais.

Por isso, a poupança é tão segura. Entretanto, agora vamos entrar no pilar que a poupança é ineficiente, a rentabilidade.

Com funciona a rentabilidade da poupança

De acordo com a lei, a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas, a primeira seria a Taxa Referencial (TR).

A segunda que soma com a primeira é um pouco confusa, mas não é difícil de compreender.

Lembra da taxa Selic? Então, quando a meta da taxa Selic estiver acima de 8,5 %, a poupança irá render a TR + 0,5 % ao mês.

Por outro lado, quando a meta da taxa de juros Selic for igual ou inferior a 8.5 % a poupança renderá 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada + TR.

Rentabilidade_da_poupança_consciencia_de_investidor
Imagem : Consciência de Investidor

Sendo assim, a remuneração dos depósitos feitos na poupança acontece mensalmente no que chamamos de dia de aniversário de seu depósito.

Ou seja, se você fizer aplicações em dias distintos, verá adição de saldo em datas variadas.

Isso significa também que é preciso avaliar os resgates. Pois, em casos em que seja necessário resgatar valores que foram depositados há menos de um mês, os juros do período não terão sido creditados ainda.

Ou seja, se o investidor sacar a quantia um dia antes do aniversário do depósito, não terá direito a nenhum dia de juros.

Afinal, o rendimento não se dá de forma diária, igual outras aplicações, mas apenas quando se completa um mês.

Por que a poupança tem a pior remuneração do mercado?

Podemos começar pela TR, a taxa ficou zerada por anos, segue histórico da taxa abaixo.

Historico_da_taxa_referencial_consciencia_de_investidor
Fonte.: Banco Central

A segunda questão é que, a poupança costuma perde para a inflação com certa frequência. E, como eu já disse diversas vezes.

Um dos principais motivos para qualquer pessoa investir é a proteção da inflação. Ela corrói o valor do dinheiro, enquanto, os juros aumentam e conservam o valor dele.

Porém para os juros proteger seu dinheiro da inflação, a taxa de juros precisa ser maior que a taxa da inflação em determinado período.

Mas, infelizmente, a taxa de juros paga pela poupança acaba sendo inferior a inflação, com certa frequência, conforme a tabela abaixo demonstra.

Rentabilidade_anual_da_poupança_consciencia_de_investidor
Fonte.: Banco Central | IBGE | Imagem : Consciência de Investidor

O rendimento real, é o lucro que realmente importante para o investidor, foi uma frase redundante, mas é exatamente isso.

Esse tipo de rentabilidade é explicado no artigo “Como analisar qualquer investimento”. Nele é demonstrado que o rendimento real é o rendimento bruto subtraído a inflação.

Portanto, basicamente, eu subtrair a coluna “Inflação” da coluna “Rendimento Poupança”, pela fórmula de Fisher. O resultado é o rendimento real.

Caso seu investimento não obter um rendimento real positivo, é necessário repensá-lo, alterar sua estratégia e realocar seu dinheiro para outro investimento.

Rendimento_real_da_poupança_consciência_de_investidor
Fonte.: Banco Central | IBGE | Imagem : Consciência de Investidor

Quais são as melhores alternativas a poupança

Por ter um rendimento real volátil, ou seja, que varia muito com o tempo, a poupança é uma aplicação financeira ineficiente no aspecto da rentabilidade, até parece uma ação da bolsa de valores.

Se você tem o objetivo de ter ganhos melhores, precisa considerar sair da poupança. No entanto, grande parte das pessoas tem medo de fazer esse movimento.

Além disso, não buscam informações ou não sabem na onde, e nem como buscar informações confiáveis e o gerente de banco não é tão confiável como a maioria pensa.

Esse é só um dos motivos da poupança ainda ter 1 trilhão de depósitos. Então, qual seria a melhor alternativa?

O Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil implementado em 2002 em parceria com a Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

A Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil é o órgão público responsável por administrar e controlar o orçamento público.

O intuito do programa “Tesouro Direto” é de democratizar a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas através da internet.

Ou seja, traduzindo, você pode emprestar dinheiro para o governo e ganha juros com isso. E, pode acreditar, não existe nenhum investimento mais seguro do que emprestar dinheiro para o governo.

Nesse sentido, investir em títulos públicos é tão seguro que o mercado financeiro chama os títulos públicos de investimento “livre de risco”.

No programa do Tesouro Direto, há três opções de investimentos. O Tesouro Selic, sendo o título mais semelhante a poupança.

Entretanto, o Tesouro Selic é mais seguro e mais rentável que a poupança, só não seria mais líquido.

Já que quando você precisa resgatar seu dinheiro, precisa esperar 24 horas para ele ficar disponível na sua conta.

Além do Tesouro Selic, também há o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA +. No artigo “Investir no Tesouro Direto é arriscado?” está explicado detalhadamente cada título.

Portanto, caso queira sair da poupança e rentabilizar melhor seu dinheiro, conhecer esses títulos é seu primeiro passo.

Por que o Tesouro Selic é mais rentável que a poupança?

Lembra da imagem a baixa, ela demonstrar perfeitamente um dos motivos do porquê o Tesouro Selic é mais rentável que a poupança.

rendimento_da_poupança_consciencia_de_investidor
Imagem : Consciência de Investidor

Veja bem, quando a taxa de juros Selic está igual ou abaixo de 8,5 % a poupança rende 70 % da taxa de juros Selic.

Enquanto, o Tesouro Selic rende 100 % da taxa de juros Selic. Portanto, 100 % e melhor que 70 %, não concorda?

Sendo assim, entendi Mauro, mas e quando a taxa de juros Selic está acima de 8,5 % ao ano, a poupança ainda perde para o Tesouro Selic?

Para sabermos isso é só utilizarmos a matemática, ela é sempre clara, objetiva e direta, quando a taxa de juros Selic está acima de 8,5 % ao ano, a poupança rende 0,50 % ao mês + TR.

Como a TR geralmente é zero, vamos considerar que a poupança rende 0,50 % ao mês quando a taxa de juros Selic está acima de 8,5 % ao ano.

Nesse contexto, o Tesouro Selic irá render 8,5 % ao ano, porque o Tesouro Selic renda 100 % da taxa de juros Selic, certo?

No entanto, a rentabilidade do Tesouro Selic está “ao ano” e o da poupança está “ao mês”, logo precisamos converter o rendimento do Tesouro Selic “ao mês”.

Para podermos comparar com a poupança. Se 1 ano tem 12 mês, e eu quero o rendimento de 1 mês, basta dividir 8,5 % por 12.

O resultado é 0,71 % ao mês. Ou seja, 0, 71 % ao mês é maior e melhor que 0,50 % ao mês, não concorda?

Apenas ressalto que existe outra forma mais precisa de fazer essa conta, o resultado seria 0,68% ao mês, fiz de pela divisão por que considero a forma mais simples e didática.

O ponto negativo do Tesouro Direto é que precisamos pagar um imposto sobre o lucro que obtivemos no investimento, mas, mesmo assim, é mais lucrativo que a poupança.

Como investir no Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um investimento tão simples que você pode investir nele por conta própria e de forma gratuita.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários. Atualmente, nenhuma corretora cobra por isso.

Ou seja, na maioria das corretoras você não vai ter custo nenhuma ao investir no Tesouro Direto.

Na sequência, depois de abrir sua conta e fazer o cadastro é só procurar o Tesouro Selic na plataforma da corretora.

Geralmente, as plataformas das corretoras são simples e intuitivas para mexer, caso tenha dificuldade, há sempre um suporte nas plataformas, e, as grande partes delas também tem canal do Youtube para auxiliar o investidor iniciante.

Além de tudo isso, também estou à disposição para tirar dúvidas nos comentários do artigo e nas redes sociais.

Hoje (09/04/2022), na data que escrevo, no Tesouro Direto há dois Tesouro Selic, um com vencimento em 2025 e outro com vencimento em 2027.

A pouca diferença entre os dois, mas sempre prefira por títulos públicos com prazos mais curto. Nesse caso, o Tesouro Selic com vencimento em 2025, seria ideal para iniciar.

Por fim, espero ter ajuda com informações relevantes, e compartilhe meu artigo para aquela pessoa que ainda não saiu da poupança.

Essas informações parecem simples, mas transformou minha vida quando descobrir investimentos mais rentáveis.

Talvez transforme a vida de outras pessoas também, sou muito grato caso você tenha lido até aqui, até o próximo artigo.

Deixe uma resposta