Por que as empresas são negociadas na bolsa de valores?

You are currently viewing <strong>Por que as empresas são negociadas na bolsa de valores?</strong>
Freepik
  • Post category:Ações / Investimentos
  • Reading time:9 mins read

A bolsa de valores é um mercado organizado onde acontece a compra e vende de partes de empresas.

Como já explicado com mais detalhes no artigo “Como funciona a bolsa de valores”, as empresas possuem um preço. Porque são constituídas de bens, patrimônios e direitos.

Os bens e patrimônio de uma empresa pode ser um imóvel, equipamentos, tudo que ela usa para produzir o produto ou serviço que ela vende.

Nessa lógica, todo esse equipamento possui um preço e é incorporado junto ao valor total de uma empresa pela contabilidade.

Portanto, o contador é o responsável por fazer essa avaliação do valor, o registro e a consolidação de todos essas informações.

O resultado desse processo são as “demonstrações financeiras”, explico um pouco sobre esse documento no artigo “Como fazer uma análise financeira de um negócio?”.

É necessário introduzir esses conceitos, pois, é graças as informações que são apresentadas nas demonstrações financeiras que podemos negociar partes das empresas na bolsa de valores.

A demonstração financeira é um documento composto por diversos documentos contábeis, um dos mais relevantes é o balanço patrimonial.

Nesse documento contém um campo chamado Patrimônio Líquido, é exatamente esse campo que será dividido e vendido na Bolsa de Valores para outros investidores virarem sócios da empresa.

Logo, nesse artigo, explicarei um pouco sobre porque as empresas são vendidas na bolsa de valores e o processo inicial da venda de uma empresa.

Mercado primário da bolsa de valores

mercado primário_bolsa_de_valores_consciencia_de_investidor1
Imagem: Consciência de Investidor

A princípio, precisamos compreender o mercado primário de ações, nesse mercado é onde ocorre Oferta Pública Inicial de ações, mais conhecida como IPO (Initial Public Offering).

Sendo assim, o mercado primário é onde a primeira negociação das ações de uma empresa acontece.

Quantidade_IPO_bolsa_de_valores_consciencia_de_investidor
Fonte.: B3 | Imagem: Consciência de Investidor

Nesse cenário, quando o investidor escolhe entrar no IPO, ele está se tornando sócio da empresa comprando uma parte do patrimônio líquido.

Por outro lado, a empresa está recebendo dinheiro para investir em seus projetos, como abrir novas lojas, abrir novas fabricas, ou até mesmo comprar outras empresas.

Ou seja, o IPO pode gerar benefícios para a economia, pois, é uma forma de financiar o crescimento das empresas e gerar mais empregos.

Dessa forma, muitas pessoas não compreendem esse processo e acham que a bolsa de valores não gera riqueza.

Entretanto, algo negativo para ser destacado, é que muitos investidores não gostam e não entram em IPO´s.

Porque eles também acabam sendo investimentos mais arriscados. No IPO, em muitos casos as empresas são pouco conhecidas tendo menos histórico, logo, há poucas informações disponíveis para análise.

Sendo assim, o risco de você comprar a parcela de uma empresa que pode não dar certo no futuro aumenta.

mercado primário_bolsa_de_valores_consciencia_de_investidor2
Imagem: Consciência de Investidor

Mercado secundário

Por isso, há o mercado secundário, nesse mercado organizado, a negociação é feita com outros investidores.

Portanto, o investidor que comprou no mercado primário, ou seja, aquele investidor que entrou no IPO.

Depois do período de lock-up pode vender as ações para outro investidor no mercado secundário pelo Home broker e obter seu dinheiro de volta.

mercado primário_bolsa_de_valores_consciencia_de_investidor
Imagem: Consciência de Investidor

Nesse contexto, você deve estar se perguntando, o que é lock-up e home broker. No artigo “Como negociar ações na bolsa de valores?” detalho o funcionamento do home broker.

Ele é uma plataforma de negociação de ações que intermedia quem está vendendo e quem está comprando, o investidor só precisa digitar qual ação, o preço e a quantidade que quer negociar.

Todas as corretores possuem um home broker, caso queira saber mais sobre é só clicar no link do artigo acima.

Mas, o conceito de lock-up não foi abordado nesse blog. Logo, “lock-up” significa “trancar”.

A palavra é utilizada para indicar um período em que o investidor não pode fazer transações com as ações compradas no IPO.

Geralmente, essa regra estabelecida em contrato é utilizada em IPO´s para não ocorrer uma venda brusca nos primeiros dias de negociação das ações de determinada empresa. Os períodos de lock-up pode estar entre 6 até 12 meses.

 Por que as empresas são negociadas na bolsa de valores?

Por fim, basicamente, a bolsa de valores contribui com o crescimento das empresas e da economia.

Os donos da companhia vendem uma parcela da empresa para captar dinheiro para investimentos em expansão e melhorias da própria empresa.

Por outro lado, quem está comprando determinada empresa na bolsa de valores está esperando que esses investimentos serão bem-sucedidos.

Logo, a empresa será maior e mais lucrativa no futuro. Nesse cenário, o investidor que comprou a empresa será beneficiado pela divisão dos lucros e pela valorização das ações no mercado secundário.

E, o dono da companhia que vendeu uma parcela da empresa, será beneficiado com o dinheiro do investidor.

Ressalto que nessas negociações não há garantia que os investimentos da empresa com o dinheiro do investidor que entrou no IPO será bem-sucedidos.

Por isso, há tanta volatilidade no mercado secundário da bolsa de valores, os investidores estão revisando suas expectativas sobre determinada empresa todos os dias para decidirem se compram mais ou vendem determina ação.

Eaí, entendeu por que a bolsa de valores é importante para economia? Se não ficou claro, fique à vontade para comentar sua dúvida abaixo, ficarei feliz em respondê-la.

Deixe uma resposta