O futuro do trabalho nas mãos da Blockchain?

You are currently viewing <strong>O futuro do trabalho nas mãos da Blockchain?</strong>
Unsplash
  • Post category:Criptomoedas / Economia
  • Reading time:14 mins read

Em um dos meus últimos artigos, escrevi sobre a digitalização da economia. Caso você não tenha lido, vai lá e depois, volta nesse, pois esse artigo é uma continuação direta dele.

A inegável digitalização da economia pelos criptoativos

A ciência econômica estuda a alocação de recursos escassos. Dessa forma, o fator “recurso” é o que movimenta a economia e a vida.

Porque sem recursos, como água, energia, terra, minérios, alimentos, é impossível sobreviver.

No artigo anterior, destaquei muito como os seres humanos buscam e buscavam adquirir esses recursos.

No começo era através da força e da guerra, com o passar do tempo, e com o avanço da racionalidade, chegamos à conclusão que era muito custoso e arriscado adquirir recursos dessa maneira.

Nessa lógica, foi se desenvolvendo as trocas voluntárias, mais conhecidas como comercio. Esse amplo sistema de trocas é possibilitado através do dinheiro, elemento central de uma civilização.

Na minha concepção, guerras, comercio, consumo e trabalho podem ser considerados formas de relações econômicas.

Com a ascensão da internet, na segunda metade do século (XX) passado. Essas relações econômicas passaram a acontecer, não só fisicamente.

Mas também por “meio” digital. Desse jeito, não quero dizer que isso está acontecendo “dentro” da internet, pelo menos ainda não.

Quero dizer, que as relações econômicas, também estão acontecendo por “meio” digital.

Nesse viés, a internet se tornou um “meio” de adquirir os recursos, não é à toa que o principal “meio/ferramenta” de troca, o dinheiro, está parcialmente digital.

Nesse contexto, é necessário ressalta a palavra “meio”, porque a digitalização “ainda” não é o fim.

A não ser que já vivemos em uma realidade virtual, igual o filme Matrix, porém “ainda” não sabemos ao certo.

Blockchain e Criptoativos

Com as relações econômicas, acontecendo também por “meio” da internet, é fácil assumir que a economia está ficando cada vez mais digital. Logo, basicamente, era essa a ideia que o artigo anterior apresentava.

No artigo passado, também comentei sobre a tecnologia blockchain, sendo ela a responsável por possibilitar o desenvolvimento dos criptoativos. Para quem ainda não está familiarizado com esses termos, fiz o infográfico abaixo.

blockchain_consciencia_de_investidor
Imagem: Consciência de Investidor

A tecnologia blockchain, em resumo, cria códigos irreplicáveis e únicos. Por consequência disso, essa tecnologia pode ser usada para diversos fins, como transações financeiras.

Mas, não só para isso, o blockchain tem diversas utilidades ainda sendo compreendidas e desenvolvidas.

Essa tecnologia é extremamente recente e apresenta centenas de possibilidades desconhecidas.

Uma das utilidades que ficaram famosas recentemente foi a de No Fungible Token (NFT), em português, Token Não Fungível.

Diferente das criptomoedas como o Bitcoin que podem ser usadas para transações financeiras, e possuem diversas delas.

Bitcoin, a moeda digital de 1 milhão de dólares

Os NFT´s são um tipo de código criptografado que representa algo único. O que evita a duplicidade desses códigos, é o blockchain, nele há o registro do proprietário atual e dos anteriores.

No blockchain, depois que algo é registrado, é impossível alterar, pelo menos ainda não conseguiram. Por isso, os criptoativos estão ficando tão populares.

Jogos online com blockchain

Se as criptomoedas são usadas para transações financeiras. As NFT´s são usadas para arte, esportes, músicas e jogos.

É aqui que algo que é corriqueiro na nossa rotina, como jogos online, jogos de celular e outros tipos de jogos, se cruza com uma tecnologia inovadora.

Mas antes de começar a falar dos jogos de criptoativos, acredito que devo detalhar mais sobre os NFT´s.

A princípio, acho importante esclarecer, o que significa “fungível” e porque essa característica diferencia as NFT´s das criptomoedas.

Um objeto fungível, é aquele que pode ser substituído por outro semelhante. Por exemplo, uma nota de 100 reais, pode ser substituída por duas notas de 50, ou por 5 notas de 20 reais, certo?

Outro exemplo, seria a própria criptomoeda bitcoin, elas são substituíveis entre si. Por outro lado, existem os objetos não fungíveis e únicos, impossíveis de serem duplicados, ao não ser por fraudes, o melhor exemplo, seria as obras de artes, como “A Monalisa”.

Os Token não fungíveis não são criados com a mesma proposta das criptomoedas, eles são únicos, como obras de artes. Mas também, foi desenvolvido utilidades interessantes para esses tokens em jogos online.

Axie Infinity

Na pandemia um jogo baseado em NFT que ficou famoso foi o Axie Infinity. Esse jogo é inspirado no anime Pokémon, nele tem “monstrinhos”, chamado de Axie, usados para batalhar dentro do jogo, fazer missões e até se reproduzirem.

Como a maioria dos jogos, você vai jogando e subindo de nível. Dependendo do seu desempenho, você ganhará prêmios e dinheiro para gastar dentro do jogo.

No caso do jogo Axie Infinity, é possível receber recompensas, como a criptomoeda Smooth Love Potion ou SLP, sendo classificada como um Token de Utilidade (Utility Tokens). 

Ela pode ser usada para comprar itens dentro do jogo ou para reproduzir os Axies, criando assim, novos Axies.

A outra é a Axie Infinity Shards (AXS), também sendo classificada como um Token de Utilidade. Essa moeda de troca tem uma função mais ampla no jogo, ela também pode ser usada para comprar itens (Incluindo outros Axies), e reprodução de Axies.

Além disso, a AXS serve para dar uma participação ativa aos donos desse Token nas decisões do jogo.

O maior poder da blockchain, chamado “escassez”

Uma curiosidade interessante sobre essa “Gamecoin”, é que ela foi uma das maiores valorizações do ano de 2021.

Desde o seu primeiro preço conhecido, sua valorização chegou acima dos 90.000 %, superando a valorização da bitcoin.

AXS_blockchain_graph_coinmarketcap_consciencia_de_investidor
Imagem.: CoinmarketCap

Curiosidades a parte, o foco agora não é analisar a rentabilidade desse token, e sim compreender o impacto dele nessa economia digitalizada e no mercado de trabalho.

Voltando a falar sobre o jogo. Como dito antes, é possível reproduzir os Axies, e gerar novos, e a sacada está justamente nos Axies.

Eles são únicos, são NFT´s, com características únicas e poderes exclusivos. E, quando o jogador gera um novo Axie bebê, ele nasce único e exclusivo.

Como se fosse uma reprodução humana, onde cada pessoa que nasce é única, tem seu próprio DNA e sua própria digital.

Nessa lógica, os Axies, tem uma característica valorizada, eles são “Escassos”. Esse é o fator central que faz com que as NFT´s seja ativos digitais tão interessantes.

O ouro é valorizado por milênios, exatamente por ser escasso. Um objetivo escasso, é um objetivo raro, e como demonstrado na história humana, amamos coisas raras.

 As obras de artes estão aí para provar isso. Logo, dentro do jogo Axie Infinity, há diversos Axie valendo milhões de reais.

Todos esses elementos juntos, atraíram diversos jogadores. Atualmente são mais de 250 mil jogadores ativos diariamente e mais 2 dois milhões de usuários.

Home office e o mercado de trabalho

Contudo, para pode jogar, é necessário gastar dinheiro. Ao pesquisar na internet, percebi que esse gasto aumentou bastante, no começo era acessível.

Mas, atualmente é necessário um gasto de 3000 até 6000 reais para comprar a quantidade de Axies mínimo exigida para iniciar o jogo.

O jogo foi lançado em 2018, mas o número de jogadores cresceu de forma abrupta só no ano de 2021.

A pergunta é, porque tantas pessoas gastam até 6000 mil reais para jogar esse jogo? E a resposta é simples, porque elas vão recuperar esse dinheiro e ainda ganhar mais.

Dessa forma, existem pessoas fazendo renda com esse jogo. São valores relevantes, 3, 5 mil por mês, principalmente para economias subdesenvolvidas como a do Brasil.

Isso é possível, porque o jogador que ganhar SPL e AXS pode trocá-las por moedas usadas na vida real, como dólar e real.

Através das Exchanges, que são corretoras de criptomoedas. Além disso, existem escolas, focadas em ensinar e formar novos jogadores.

São chamadas de “Scholarships”. Logo, existe todo um ecossistema econômico se desenvolvendo ao redor do jogo.

Portanto, podemos concluir que essa será a profissão do futuro? A resposta é, não tem como saber.

O impacta da tecnologia blockchain

Mas pode se afirmar uma coisa, esse tipo de jogos com tecnologia blockchain está trazendo novas possibilidades para economia e para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho já estava sofrendo uma revolução gradual e silenciosa. As empresas mais digitais e os profissionais com mais qualificação tecnológica, já tinha mais destaque.

A pandemia iniciada em 2020, apenas acelerou esse processo. De acordo com uma pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa econômica aplicada).

Em 2020, 11 % da força de trabalho estava em Home office, em 2018, era apenas 5,2 %, ou seja, podemos constatar em tendência de alta nesse aspecto.

Todos esses fatores, reforçam mais as tendencias de digitalização da economia. Nas últimas semanas, a Nike, uma das maiores empresas de roupas e calçados do mundo, comprou uma empresa de NFT´s , para lançar calçados digitais.

Além disso, a Adidas, maior concorrente da Nike, já lançou suas roupas em formato de NFT.

Portanto, já temos indústrias gigantes se direcionando para o digital. Lembra que no começo comentei que as relações econômicas, também estão acontecendo por “meio” digital.

E, que a internet se tornou um “meio” de adquirir os recursos, não o único meio, mas, mais uma forma de adquirir recursos.

Estamos chegando ao ponto que alguns tipos de recursos, só podem ser adquiridos pela internet.

Nesse cenário, muitas empresas já perceberam isso, e estão se preparando para as novas tendencias. E, aos poucos a economia está sendo digitalizada.

Porque a tecnologia blockchain, tornou possível a criação de recursos digitais que não podem ser simplesmente copiados.

Deixe uma resposta