Como viver de aluguéis, sem comprar imóveis

You are currently viewing Como viver de aluguéis, sem comprar imóveis
Unsplash

O brasileiro é um povo apegado em imóveis (Terreno, casa, apartamento) grande parte das pessoas tem o sonho de ter sua casa própria.

Essa é uma questão psicológica e sentimental, ter um lugar para chamar de seu, um lugar que você se sente seguro e que traz a sensação de estabilidade.

Deste modo, é normal buscar a casa própria durante a vida, mesmo que seja financeiramente inviável.

Porque casas, apartamentos etc., são passivos, e só vão tirar dinheiro do seu bolso, mesmo se você tiver duas, viver em uma, e alugar outra.

A casa alugada pode precisar de manutenção, e dependendo pôr quanto você alugar ela, você vai precisar pagar imposto sobre o aluguel recebido.

Enfim, ter um imóvel físico é custoso e não compensa, na maioria dos casos, considerando somente o aspecto financeiro.

Outra questão é, ao questionar as pessoas sobre – “o que elas fariam se tivesse uma quantidade significativa de dinheiro para investir.”

A maioria vai responder que “compraria uma ou mais casas para alugar e viver de aluguel”.

Mas, existe alternativas melhores do que comprar imóveis para gerar renda sem fazer nada (renda passiva)

Mas o que é renda passiva? Simplesmente, é quando você consegue aumentar sua renda, sem necessariamente precisar trabalhar mais horas para isso.

O aluguel que o proprietário recebe do inquilino é um tipo de renda passiva.

É fácil entender por que as pessoas sem educação financeira consideram o investimento em imóveis físico a primeira alternativa.

O primeiro motivo é que imóveis são visíveis e tangíveis, você consegue ver e tocar, ou seja, é algo relativamente simples de analisar.

O segundo motivo, é que o imóvel pode se valorizar ou ter seu valor corrigido, protegendo o proprietário da inflação.

O que é um Fundo de Investimentos Imobiliário (FII)?

E, quem leu meu artigo “O que é inflação e por que ela acontece?”, sabe que o Brasil, teve grandes problemas com a inflação no passado.

Talvez, esse seja um dos motivos do brasileiro ser apegado a imóveis, era a forma mais simples de proteção contra a desvalorização da moeda.

Logo, o apego a terrenos, casas e apartamentos se tornou uma herança psicológica do período de hiperinflação.

Além desses dois motivos apresentados, também acho que a falta de educação financeira é um dos fatores que contribuem para as pessoas acharem que o investimento em um imóvel é uma alternativa.

Sendo assim, beleza Mauro, investir em imóveis não é uma das melhores opções para ter renda passiva, então qual opção seria Melhor?

Nesse sentido, já tem um artigo meu explicando o que são fundos de investimentos (clique no link para conferir)

E, nesse artigo, vou me aprofundar mais ainda nesse assunto, discorrendo especificamente sobre fundos de investimentos imobiliários (FII).

Em resumo, um fundo de investimento, é uma instituição financeira que capta o dinheiro de várias pessoas para investir em determinar ativo financeiro.

Como ações, títulos públicos ou até mesmo outros fundos de investimentos. O caso do fundo de investimentos imobiliário, segue a mesma lógica.

Sendo específico para o setor de imóveis, portanto, um FII, capta o dinheiro das pessoas para comprar imóveis, construir imóveis ou investir em títulos de dívidas lastreados em imóveis.

Simples assim, os fundos imobiliários alugam esses imóveis para outras empresas ou até mesmo pessoas.

Assim sendo, podem receber o aluguel e repassar o valor do aluguel para os investidores que compraram a cota do FII.

Os imóveis, comprados ou construídos por FII´s são prédios, condomínios, escritórios, galpões logísticos etc.

As vantagens dos FII´s em comparação a imóveis físicos

Em muitos casos, as empresas não têm um patrimônio físico, pois sabem que financeiramente compensar mais alugar do que comprar um escritório.

Uma das vantagens é o baixo investimento inicial. Há cotas de fundos imobiliários entre 1 e 10 reais, como o MXRF11, KISU11, VGHF11, BLMR11.

Ou seja, até uma criança pode optar por comprar um FII, ao em vez de gastar seu dinheiro com doces.

Dessa maneira, diversos FII´s possuem cotas de baixo valor, justamente para facilitar a entrada de novos investidores de baixa renda.

Outra vantagem interessante, é a liquidez das cotas em comparação a liquidez de um imóvel físico.

O conceito de liquidez com imóveis

Mas antes, vamos compreender melhor o conceito de liquidez no mundo das finanças.

Quando estamos falando de liquidez nas finanças, estamos falando de conversibilidade em dinheiro”, se um objeto é facilmente conversível em dinheiro, esse objeto é líquido.

Por exemplo, para vender uma casa, um apartamento ou um terreno, pode demorar dias, meses ou até anos.

Logo, podemos dizer que casas, apartamentos e terrenos, não são líquidos. Simplesmente, porque leva muito tempo para convertemos esses bens em dinheiro.

Por outro lado, existem cotas de FII´s extremamente liquidas. Como por exemplo, o VINO11, atualmente, há mais de 60 mil investidores negociando as cotas desse fundo diariamente.

Dessa forma, você converteria as cotas em dinheiro, em questão de segundos.

Por fim, outra vantagem seria a diversificação. Enquanto, com um imóvel, você está sujeito a uma única localidade, e a um único imóvel físico.

Quando você compra uma cota de um FII, você está se tornando sócio e dona de uma parte dele.

Nesse cenário, você também se torna dono de uma parcela de todos os imóveis que esse FII possui.

E na bolsa de valores a centenas de fundos imobiliários, alguns possuem dezenas de imóveis espalhados pelo Brasil.

Como viver de aluguéis com FII´s?

Nesse ponto, você deve estar pensando, “esses fundos imobiliários parecem ser interessantes, mas será que posso mesmo viver de aluguel a partir deles?”

Te provarei que sim, te mostrando um exemplo. Nesse exemplo, usarei o fundo imobiliário HGLG11, é um fundo focado em galpões logísticos.

O valor de 1 cota desse fundo era R$ 116,50 por volta de 2012 e ele paga por mês uma média R$ 0,80, aí você deve estar pensando, “nossa que pouco”.

A lógica dos FII´s é, quanto mais cotas você tem, “mais aluguéis você recebe”, ou seja, você recebe os rendimentos proporcionalmente a quantidade de cotas que você tem do fundo.

Como dito, uma “cota” é uma parcela do patrimônio do fundo. O patrimônio de um fundo imobiliário, são os imóveis que ele possui, ou seja, quando você compra uma cota, você está comprando uma parcela de um imóvel.

Logo, você tem o direito de receber uma parcela do aluguel, sacou? Para ganhar uma parcela maior de aluguel, você precisa comprar mais cotas.

A estratégia da bola de neve

A estratégia é, você ir comprando cotas todos os meses, e reinvestir o aluguel para ter mais cotas. Logo, você vai ter uma parcela maior de aluguel, para comprar mais cotas ainda.

É como se fosse uma “bola de neve”. Desse modo, vou demonstrar essa prática no gráfico abaixo.

Nesse gráfico, mostro o resultado, caso o João Rico comprasse 1 cota do HGLG11 todos os meses desde 2012 até 2022, e reinvestir os aluguéis, ele terá um valor aproximado de 26 mil reais.

investindo_em_imóveis_HGLG11
Gráfico: Consciência de Investidor

Caso ele não reinvestisse os aluguéis, teria aproximadamente 16 mil reais, ou seja, 10 mil a menos.

Compreende a importância de reinvestir os aluguéis? E se o João Rico não investisse nada, e deixasse o dinheiro acumular na conta? Ele teria por volta de 14 mil reais.

Nesse cenário, você ainda deve estar se perguntando, “como eu posso viver de aluguéis assim?

E a resposta é simples, se você continuar comprando cotas todos os meses e reinvestindo os aluguéis também.

Nessas circunstâncias, em algum momento o valor do aluguel recebido vai ser tão grande que você não vai precisar trabalhar mais.

Nesse exemplo acima, João Rico investiu apenas 116 reais por mês, ou seja, ele comprova 1 cota por mês.

Entretanto, e se João Rico dobrasse, ou triplicasse o valor investido? Quanto dinheiro acumulado ele teria no final de 10 anos? E quanto de aluguel ele estaria recebendo no final desses 10 anos?

Investindo_em_imoveis
Imagem: Consciência de Investidor

Como investir em fundos imobiliários?

Existem diversas outros vantagens a favor dos FII´s, e claro, também existem desvantagens que vou discorrer em artigos futuros.

Entretanto, preciso falar de uma última vantagem, ela também vai ajudar a compreender, como você pode comprar cotas de FII´s para receber aluguéis todos os meses.

A última vantagem, é que para comprar uma cota de FII, a burocracia é praticamente zero.

Diferente da compra de um imóvel que existe muita burocracia, no caso de um apartamento, é preciso fazer registro em cartório, avaliar se é necessário um corretor, e diversas outras coisas.

Ainda mais, se você for alugar, terá que correr atras de inquilino, enfim, por outro lado, para comprar uma cota de FII é supersimples.

Você só precisa de um celular com internet e baixar o aplicativo de uma corretora de valores mobiliários.

Para poder investir em ações, em títulos do governo, ou em qualquer outro ativo financeiro, como os fundos imobiliários, é necessário ter uma conta em uma corretora.

A corretora é como se fosse uma feira, e as frutas são como as ações e os fundos de investimentos.

O cadastro é simples, desburocratizado e gratuito. Qualquer dúvida, comentem abaixo que respondo.

Deixe uma resposta