O investimento em ações no Brasil é um mistério para 98% dos brasileiros. Por outro lado, em outros países, uma porcentagem maior da população tem parte do seu patrimônio nela.
Um país semelhante ao Brasil em diversos aspectos seria a índia, ambos são considerados países subdesenvolvidos, com diversos problemas estruturais.
Porém, a nação asiática tem mais de 5 % da população investindo em ações. Nesse aspecto, a índia está à frente do Brasil, que possui aproximadamente 2 % de investidores na bolsa.
Nesse contexto, ao analisarmos as regiões mais desenvolvidas, constatamos através de dados, que uma parte maior da população está com seu dinheiro na bolsa de valores.
Assim sendo, na Europa, podemos pegar a Alemanha, com 14,8 % e nos Estados Unidos 55 % da população.
Logo, podemos nos pergunta, será que a bolsa de valores, trata-se apenas de um “jogo”, um cassino de apostos?
Antes de estudar sobre a bolsa de valores, era isso que imaginava, pensava que era parecido ao um jogo ou uma aposta.
Mas hoje, tenho 75 % de todas as minhas economias alocadas na bolsa de valores do Brasil, a B3, e 15 % nas bolsas de valores dos EUA.
Atualmente, invisto meu Dinheiro nela, porque após adquirir conhecimentos sobre economia e finanças, sei que não se trata de um jogo ou uma aposta.
Outro fator importante, é que ações podem ser usadas para aposentadoria. Em países desenvolvidos, como os EUA é normal as pessoas usarem a bolsa para isso.
Valorização das ações
Entretanto, não são todas as pessoas que têm tempo para adquirir conhecimento e para desenvolver as competências necessárias para investir durante 10, 20, ou 40 anos em ações de empresa.
Nesse circunstâncias, também existem fundos de previdências, fundos de ações e diversos tipos de fundos de investimentos que fazem isso por essas pessoas.
O melhor fundo de investimento
Após contextualizar a bolsa de valores, e te mostrar que várias pessoas ao redor do mundo já ganham dinheiro com ela, além disso, se aposentam através dela, sem depender do governo.
A pergunta que deve ter surgido na sua cabeça é, “quais a formas de ganhar dinheiro com ações de empresas?”
Assim sendo, muitos acham que só tem uma forma de ganhar dinheiro com ações que é comprando barato e vendendo mais caro.
Seja fazendo isso no mesmo dia, o famoso day trade, ou, fazendo isso em dias diferentes, o Swing Trade.
É aí que você se engana, pois há diferentes formas de obter retorno nesse mercado. A primeira delas é por meio da valorização das ações em períodos longos, acima de 5, 10 anos.
Ou seja, quando ocorre um aumento da procura por determinado ativo por um prazo longo, fazendo seu preço aumentar.
Consequentemente, quem tem essas ações na carteira e comprou por um preço menor, pode vendê-las enquanto estão valorizadas e lucrar com a diferença.
Mas tome cuidado, porque é impossível saber qual ação pode se valorizar no curto prazo.
Por outro lado, no médio e longo prazo é possível compreender se a tendência de uma determinada empresa é de alta ou de baixa através da análise dos fundamentos econômicos e fundamentos financeiros do balanço patrimonial da companhia.
Dividendos na bolsa de valores
Além disso, também tem como ganhar dinheiro com ações recebendo dividendos, uma parcela dos lucros da empresa.
Vale lembrar que, os dividendos são distribuídos aos acionistas de acordo com o percentual de participação deles no capital da companhia.
Ou seja, quanto mais ações você comprar, mais dividendos você recebe. As empresas que pagam dividendos com mais frequência são a chamados de “blue chips”.
Elas são empresas grandes e consolidadas em seus setores que não tem muitas alternativas de expansão.
Logo, seus lucros acabam sendo mais direcionais para os acionistas, os exemplos de blue chips no Brasil são, Vale (VALE3), Itaú (ITUB3, ITUB4), Bradesco (BBDC4, BBDC3), Petrobras (PETR4,PETR3) , Ambev (ABEV3), Eletrobras (ELET3, ELET6), Weg (WEGE3) e outras.
Com isso, essas ações acabam sendo alvo de pessoas com perfis de aposentados e idades mais maduras, justamente por causa dessa renda constante, proporcionada pelos dividendos.
Desvalorização das ações
Por fim, essa outra forma vai contra o senso comum, já que o investidor que utilizá-la está apostando na queda de uma ativo.
Logo, para aderir essa forma é necessário um conhecimento sólido e específico sobre o mercado de ações.
Mas ela é simples de ser aplicada, ela consiste em alugar ações. O investidor aluga ações da empresa que ele acredita que vai se desvalorizar,
Nessa lógica, para alugar as ações, é necessário pagar uma taxa de aluguel. Após alugar e receber as ações na plataforma (Home Broker), ele vende as ações pelo preço atual.
Quando as ações caírem de preço, o investidor compra novamente as mesmas ações, devolve elas para o investidor que alugou para ele, paga a taxa e fica com a diferença.
A boa notícia é que você não precisa se restringir a somente uma. Você pode utilizar todas as formas.
Eu por exemplo, utilizo as duas primeiras, não acho que a terceira forma tem sentido para mim por enquanto.
Dessa forma, o importante é você se sentir confortável com o que você está fazendo, ter autoconhecimento sobre você, sua realidade, e, não perde dinheiro atoa.
Afinal, cada pessoa tem seu perfil de investidor e sua realidade financeira, logo, o que está servindo para mim, pode não servir para você.
Por isso, é importante buscar informações antes de investir e compreender se determinado investimento faz sentido para a sua pessoa. É para isso que estou aqui!